Manifestações Sobre Trabalhos do Autor


"Deu-me, então, o Senhor Presidente da República a agradável incumbência de transmitir ao ilustre Ministro a manifestação do seu apreço pela colaboração recebida. Ao fazê-lo, pediu-me também que assinalasse que as sugestões apresentadas refletem o elevado espírito público, o descortino e o desprendimento do Autor, qualidades que pautaram suas ações em todos os elevados cargos que ocupou." (Sobre Sugestões para uma Reforma Geral do Brasil no Âmbito Fiscal/Tributário e Monetário – com incursões pelos setores Educacional e de Saúde – e instituição do Dízimo Cívico, em 27/10/1992, mais tarde, em 2005, reformulado e reintitulado Um Novo Brasil.)

  • Mauro Motta Durante
  • Ministro Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República (Governo Itamar Franco)

** 

"Acuso o recebimento do trabalho elaborado por V.Exa., intitulado ‘Brasil Além do Primeiro Mundo’, contendo sugestões relacionadas à atual situação econômica brasileira.

"A propósito, ao tempo em que agradeço a gentileza da remessa, esclareço que determinei aos setores competentes deste Banco Central a análise do documento em questão." (Em 16/9/1993.)

  • Pedro Sampaio Malan
  • Presidente do Banco Central do Brasil

* Engenheiro, economista e Ministro da Fazenda no Governo Fernando Henrique.

**

"Agradeço (...) sua contribuição ao meu governo, a respeito do imposto sobre transações de qualquer natureza." (Sobre Moderna, Justa e Eficaz Solução Tributária para o Brasil, em 3/5/1995, mais tarde, em 1998, ampliado e reintitulado Tributo Único.)

  • Fernando Henrique Cardoso
  • Presidente da República

**

"A sua proposta é trabalho de fôlego e de alto merecimento. A apresentação do texto é excelente, a clareza e a concatenação das idéias são de alto nível; a linguagem, agradável e escorreita.

"Impressionam o esforço e a dedicação que ressumam de cada capítulo. (...) Meus parabéns pelo elevado senso de patriotismo que seu trabalho ingente revela". (Sobre Uma Nova Proposta de Imposto Único – Providências, Conseqüências e Benefícios, em 9/6/1997, mais tarde, em 1998, reintitulado Tributo Único.)

  • Aguinaldo Junqueira *

* Jurista, foi diretor jurídico da Real e da Varig e presidente do Conselho de Curadores da Fundação Ruben Berta (Grupo Varig) nos anos de 1996 e 1997, quando se aposentou.

**

"É um trabalho profundo, que demonstra seus sólidos conhecimentos da matéria e, com grande oportunidade, abre caminho para ampla discussão em busca de modelo tributário eficaz e mais justo." (Sobre Uma Nova Proposta de Imposto Único – Providências, Conseqüências e Benefícios, em 16/6/1997, mais tarde, em 1998, reintitulado TributoÚnico.)

  • Sálvio Medeiros Costa *

* Sálvio Medeiros Costa, advogado e administrador, foi, no Gabinete Civil da Presidência da República, assessor do Presidente e coordenador da Assessoria Parlamentar (1960-1964); no Ministério da Fazenda, assessor do Ministro, membro do Conselho de Contribuintes, secretário da Receita Federal (Governo Itamar Franco), diretor dos Cursos de Formação e diretor-substituto da ESAF; em atividades classistas e comunitárias, presidente da Unafisco e da Fundação Assefaz, e diretor do Centro Sergipano de Brasília; é membro dos Conselhos Consultivos da Fundação Assefaz e do Mosap (Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas).

**

"É fácil construir um modelo de tributação que extraia da sociedade os recursos necessários para fazer frente às ações do Estado. Difícil é assegurar, nesse processo, além do princípio da suficiência arrecadatória, justiça fiscal, eqüidade horizontal e vertical e, finalmente, mínima influência sobre as decisões dos agentes econômicos.

"Observo que a construção do seu trabalho procurou assegurar respostas a todas essas necessidades." (Sobre Uma Nova Proposta de Imposto Único – Providências, Conseqüências e Benefícios, em 1º/7/1997, mais tarde, em 1998, reintitulado Tributo Único.)

  • Mauro Bogéa Soares *

* Economista e professor, foi coordenador-geral de estudos econômico-tributários da SRF, delegado da Receita Federal do Distrito Federal e assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda (junho/1998).

**

"Seu trabalho é estupendo. Estupendo mesmo." (Sobre Uma Nova Proposta de Imposto Único – Providências, Conseqüências e Benefícios, em 14/7/1997, mais tarde, em 1998, reintitulado Tributo Único.)

  • L. C. de Miranda Lima *

* Jurista, foi consultor jurídico do Ministério da Justiça, consultor-geral da República e ministro do Tribunal Superior do Trabalho.

**

"Quero falar de minha satisfação ao receber o seu trabalho.

"Li-o todo com crescente admiração à medida que constatava a seriedade das pesquisas, dos estudos e a competência dos argumentos.

(...) "Este patriótico e responsável trabalho torna-o credor de todos nós cidadãos brasileiros.

"Cumprimento-o pelo cometimento e pela excelência da obra." (Sobre Uma Nova Proposta de Imposto Único – Providências, Conseqüências e Benefícios, em 22/ 7/1997, mais tarde, em 1998, reintitulado Tributo Único.)

  • César Baiocchi *

* Médico, financista e empresário.

Nota: Uma Nova Proposta de Imposto Único – Providências, Conseqüências e Benefícios era o título provisório do livro TRIBUTO ÚNICO, ainda em sua versão básica, distribuída para leitura crítica de algumas pessoas do relacionamento do Autor.

<<< Voltar à Página Anterior >>>  <<<Voltar ao Topo da Página >>>

               Home | Livro | Autor | Sumário | Apresentação | Sinopse | Prefácio | Contato

            Copyright © 2006 Um Novo Brasil. All rights reserved.