Prefácio

 

Como nasceu UM NOVO BRASIL?

No decorrer de 1991, sob o título Sugestões para uma Reforma Geral do Brasil no âmbito Fiscal/Tributário e Monetário (com incursões pelos setores Educacional e de Saúde) e instituição do Dízimo Cívico, escrevemos o primeiro ensaio em que se pretendeu reestruturar a relação de tratamento entre o Estado brasileiro e seus cidadãos. Distribuído à comunidade acadêmica a partir de 1992, com o título original, logo depois substituído para Brasil Além do Primeiro Mundo, provocou importantes manifestações favoráveis.

Duas delas, que a seguir transcrevemos, vieram dos economistas Persio Arida e Edmar Bacha, formuladores, juntamente com André Lara Resende, do Plano Cruzado, em 1986 (governo do presidente José Sarney), e do Plano Real, em 1994 (governo do presidente Itamar Franco).

De Persio Arida


Registrando o recebimento de sua atenciosa carta, datada de 9 de setembro de 1993, agradeço o envio do estudo "Brasil além do Primeiro Mundo"*.

Acrescento que a leitura do estudo em referência permitiu-me antever um Brasil do futuro, que existirá quando superados os óbices hoje existentes, os quais, certamente, serão vencidos a partir do esforço conjunto e da participação de todos que, a exemplo de V. Exª, se disponham a colaborar para a consecução desse grande projeto.

 

(Rio de Janeiro, 29 de outubro de 1993)

* Um dos títulos provisórios de Um Novo Brasil, em fase preliminar.


 

De Edmar Bacha


Li, com interesse, sua proposta de uma reforma geral do Brasil, que creio apontar corretamente para o norte que devemos buscar. Espero que o trabalho que estamos fazendo no Ministério da Fazenda possa fazer o país aproximar-se, pelo menos um pouco, do ideal que seu texto vislumbra.

Grato pela contribuição.

          (Brasília, 18 de novembro de 1993)


Embora essas manifestações datem do início da estruturação das propostas, estas, presentemente bastante ampliadas e reescritas, continuam mantendo a mesma linha de pensamento e os mesmos objetivos.

Em 1994, destacou-se do trabalho original a parte relativamente à proposição de uma reforma tributária, desenvolveu-se o seu texto e lhe foram acrescentadas pormenorizações, que foi publicada, em agosto de 1998, com o título TRIBUTO ÚNICO - Providências (o quê e como fazer), Conseqüências e Benefícios (MAKRON Books do Brasil Editora Ltda., São Paulo-SP, 1998.

Porém, tendo em vista o recrudescimento dos problemas que já então apontávamos tenuamente, acrescidos de outros que também estão a reclamar objetiva solução, e a receptividade ao tema, como um todo, quando das palestras que temos proferido, resolvemos retomar o projeto de sua publicação na integralidade das propostas, ampliando-as e compatibilizando-as às necessidades e urgências atuais (julho de 2006). Primeiramente, com o título original: Brasil Além do Primeiro Mundo. Depois, Brasil Rumo ao Primeiro Mundo, e, finalmente, Um Novo Brasil: O Despertar do Gigante Adormecido "em berço esplêndido" (Propostas para a Solução dos Problemas Brasileiros).

O título UM NOVO BRASIL deve-se às alterações positivas que a adoção das propostas aqui explicitadas provocará ao país, às suas empresas e à vida de todos os cidadãos brasileiros.

<<< Voltar à Página Anterior >>>  <<<Voltar ao Topo da Página >>>

               Home | Autor | Sumário | Apresentação | Sinopse | Prefácio | Índice | E-mail

            Copyright © 2006 Um Novo Brasil. All rights reserved.